top of page

Exclusão de Tributação nas Mais-Valias Imobiliárias

O Orçamento de Estado para 2019 veio introduzir alterações no Código do IRS, nomeadamente em matéria de tributação das mais-valias imobiliárias.

Nos termos das alterações introduzidas, estão excluídos de tributação os ganhos provenientes da transmissão de imóveis destinados a habitação própria e permanente do contribuinte ou do seu agregado familiar quando o valor de realização seja utilizado na subscrição de um contrato de seguro ou de uma adesão individual a um fundo de pensões aberto, ou ainda para contribuição para o regime público de capitalização. É condição necessária para a aplicação desta isenção que, na data da transmissão o contribuinte esteja em situação de reforma ou, pelo menos, tenha 65 anos de idade.

Para beneficiar desta isenção, terão ainda de estar cumulativamente preenchidos os seguintes critérios: o reinvestimento tem de ser realizado nos 6 meses posteriores à data da realização da mais-valia; no caso de o reinvestimento ser aplicado num contrato de seguro ou adesão individual a um fundo de pensões aberto, estes visem exclusivamente proporcionar ao adquirente ou ao cônjuge uma prestação regular ou periódica, que não poderá exceder o montante máximo anual de 7,5% do valor investido.

Os contribuintes interessados em beneficiar deste novo regime deverão manifestar a intenção de proceder ao investimento em sede de entrega da declaração de IRS respeitante ao ano da alienação.

Este benefício poderá ser utilizado apenas parcialmente caso o contribuinte tenha intenção de reinvestir somente parte da mais-valia realizada, sendo acumulável com a isenção por reinvestimento para habitação própria e permanente.


REPOSTED DIRECTLY FROM CAIADO GUERREIRO. THIS CONTENT HAS NOT BEEN MODERATED BY LUXDABLE.HOMES.


The views and opinions of authors expressed in this publication do not necessarily state or reflect those of Luxdable.Homes, its affiliated companies, or their respective management or personnel.

 
 
 

Comments


  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White LinkedIn Icon

Luxdable Homes

Real Estate.

Personal & Corporate  Concierges.

LOCATION

Portugal Based, Worldwide Coverage.

Mobile Offices - Whenever and wherever you need us, we will be there.

 


E-MAIL: luxdable@omnis.site

 

TEL: +351 934 150 555

© 2023 By Rairay. Proudly created with Wix.com

bottom of page